Vereador Dr. Valter discursa sobre a Campanha Novembro Azul

img
#itapipoca 27 DE NOVEMBRO DE 2014
No Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado nesta quinta-feira (27), o médico Dr. Valter Pires usou o seu tempo na tribuna para fazer uma pequena palestra a população sobre o Câncer de Próstata em apoio ao Novembro Azul, campanha que a Câmara está apoiando pelo segundo ano consecutivo.
A data comemorada nesta quinta foi instituída em 1988. "O câncer de próstata tem grande chance de cura na sua fase inicial. Quando a pessoa pode estar acometendo um câncer de próstata? A partir dos 50 anos de idade, então é muito importante o homem, a partir dos 50 anos, procurar um médico oncologista especializado em câncer de próstata e realizar o exame de sangue, que é a dosagem do TSA, toque prostástico e muitas vezes a biópsia prostática. Diagnosticado, a gama de tratamento para o câncer de próstata é muito grande, e com muito sucesso."
De acordo com o médico e vereador, os homens ainda estão distantes da realidade da prevenção. "Infelizmente, 50% dos homens que deveriam procurar o médico esse ano para ser diagnosticado o câncer de próstata, ou se preocupar com o câncer de próstata não foram. Então nós temos 65 mil novos casos de câncer de próstata nesse ano, mas 50% dos homens que deveriam ter ido ao médico, não foram".
O médico diz que há vários tipos da doença que não causam sintomas no início. "A maioria dos tipos de câncer se comportam de maneira silenciosa e é muito comum essa história. A pessoa chegar e falar 'doutor, mas eu sempre fiz meus exames, eu sempre me preocupei, por que agora eu tenho câncer?' O câncer ele nasce na gente, a gente não pega ele.
A Câmara Municipal de Itapipoca realizou durante todo o mês de Novembro em parceria com a Policlínica exames de TSA e toque protástico em prevenção ao Câncer de Próstata, a ação faz parte da Campanha Novembro Azul que foi aderida pelo segundo ano consecutivo.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito